Micro e pequenas empresas têm aumento de 10,5% na busca por crédito
Reduções na Selic e da inflação estão motivando empresas a buscarem financiamentos, diz Serasa Experian
As micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras foram as principais interessadas em conseguir crédito no mercado, durante o mês de outubro. De acordo com pesquisa divulgada nesta 6ª feira (1.dez) pela Serasa Experian, estas companhias levaram a um crescimento de 10,5% na procura por financiamentos e empréstimos. A comparação é com o mesmo mês do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O crescimento da tomada de crédito pelas MPEs foi maior inclusive do que o índice geral apurado pelo levantamento: o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, que considera empresas de todos os tamanhos, subiu 10,1% no período.
As grandes empresas tiveram aumento de 8,4% e as médias empresas registraram queda de 4%. Confira no gráfico:
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o cenário otimista sugere que a redução da taxa Selic e da inflação no país está motivando as empresas a buscarem financiamento. A disponibilidade de recursos financeiros para manter liquidez e cumprir compromissos com fornecedores é importante para a sobrevivência e operação das empresas.
Interesse dos setores de atividade
Os setores responderam de forma bem distribuída quanto ao crescimento da tomada de recursos. Veja abaixo:
- Serviços: alta de 15,1%
- "Demais" (primário, financeiro e terceiro setor): alta de 5,8%
- Comércio: 5,8%
- Indústria: 5,1%
Em outubro deste ano, todas as Unidades Federativas (UFs) tiveram reação positiva na busca por crédito. O destaque ficou com o Distrito Federal, que apresentou aumento de 18,9%.
Leia também