Enel de SP anuncia três meses de isenção para clientes de baixa renda atingidos por apagão
Medida vale também para clientes residenciais que utilizam equipamentos elétricos para sobreviver, previamente cadastrados na distribuidora
A Enel São Paulo informou que clientes cadastrados no programa Tarifa Social que ficaram sem energia por 48 horas ou mais, em função do apagão que atingiu o estado de São Paulo no dia 3, terão isenção do pagamento de três contas de luz. O auxílio também será concedido aos clientes residenciais eletrodependentes, que utilizam equipamentos elétricos para sobreviver, previamente cadastrados na distribuidora.
Leia mais notícias do SBT News
Segundo a empresa, a isenção nas contas de energia vale apenas para os clientes cadastrados previamente nessas categorias antes da data do evento climático que afetou severamente a rede de distribuição no dia 3 de novembro em São Paulo. Caso esses clientes possuam débitos anteriores com a distribuidora, até três contas em atraso serão abonadas em substituição à isenção.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do governo federal que permite tarifas mais baratas para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico e no Benefício de Prestação Continuada (idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência). As famílias enquadradas na subclasse baixa renda com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz. A segunda faixa de desconto é de 40% e pode ser aplicada a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês. A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, cujo abatimento é de 10%.
Saída do presidente da Enel
A Enel Brasil, companhia de eletricidade que abastece São Paulo, anunciou a saída do presidente da empresa, Nicola Cotugno, na última 5ª feira (23.nov), 20 dias após um grande apagão atingir a cidade de São Paulo e outros 22 municípios do estado por causa de fortes temporais. Em seu lugar entrará Antonio Scala. O blecaute deixou no escuro 4,2 milhões de unidades consumidoras. A interrupção ocorreu após fortes chuvas e rajadas de vento que atingiram a região. Algumas regiões ficaram mais de cinco dias sem luz.
Cotugno era Country Manager da Enel no Brasil desde outubro de 2018. Ele estava na empresa desde 2009. Por causa do apagão em São Paulo a Enel é alvo de duas CPIs. Cotugno era esperado em uma audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (22.nov), mas não compareceu. Segundo a Enel, Cotugno vai se aposentar.