Publicidade
Economia

Pivotando: Autoconhecimento e Inteligência Emocional, a jornada para o sucesso na visão de Paulo Vieira

O escritor e master coach conversou com João Kepler no 15º episódio do videocast do SBT News; assista!

Imagem da noticia Pivotando: Autoconhecimento e Inteligência Emocional, a jornada para o sucesso na visão de Paulo Vieira
Paulo Vieira e João Kepler
• Atualizado em
Publicidade

"Você não muda a empresa para mudar a mentalidade; você muda a mentalidade para mudar a tua empresa. É a tua cabeça que gera teus resultados... boa cabeça, bons resultados", ponderou Paulo Vieira, em conversa com João Kepler, no 15º episódio do Pivotando. Uma lição que o escritor e master coach aprendeu com os próprios erros e que se transformou na base de um dos treinamentos mais aclamados do mundo, o 'Método CIS'.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Autor de 13 best-sellers, dentre eles 'O Poder da Ação', Paulo Vieira explicou a importância do autoconhecimento e da inteligência emocional - conceitos-chave em suas obras - para a construção de carreiras, relacionamentos e negócios bem-sucedidos.

"No meu caso foi isso. Quando eu entendi que eu era o único culpado, o único responsável pelos meus problemas... isso é autoconhecimento. Eu sou o único responsável? Então, quem tem que mudar sou eu", lembrou o escritor. "Se você traz o autoconhecimento e não faz nada, só piora. Mas, se você trouxer esse autoconhecimento, trazer para você essa responsabilidade, e você buscar não apenas o conhecimento, mas buscar as ferramentas... eu sei que minha empresa está ruim, ok. Vai fazer o quê? Vai ficar parado? Ou vai buscar conhecimento, vai buscar novos funcionários, vai buscar treinamento, vai buscar educação empresarial?".

"O autoconhecimento é o início de uma jornada. Ele não é a jornada, é a descoberta. Então, o que é inteligência emocional? Ela é a jornada completa", observou Paulo Vieira.

"Inteligência emocional é eu me conectar com a emoção certa, e tirar o meu melhor. O caos da pandemia... quem se conectou com a emoção certa, tirou o seu melhor na pandemia; quem se conectou com a emoção errada, tirou o pior da pandemia. Teve gente que cresceu na pandemia, teve gente que quebrou na pandemia. Teve gente que fortaleceu o casamento na pandemia, teve gente que se divorciou na pandemia. Então, quando você consegue se conectar com a emoção certa, na intensidade certa, você tira o seu melhor em qualquer que seja a situação. Mas, não só isso. Quando você tem inteligência emocional, você se conecta com a emoção certa - com a raiva, com a alegria, com o entusiasmo, com o medo - e você o melhor também das pessoas que estão ao seu redor", explicou o convidado.

Paulo Vieira também contou sobre sua trajetória como coach e empresário, e lembrou de erros e acertos que o inspiraram na elaboração de seus livros e na criação do 'Método Cis', o conceito de 'Coaching Integral Sistêmico'. O escritor também deu dicas valiosas para quem quer "pivotar" tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

"Pivote! Entenda que se sua empresa não está boa, você é o único responsável. Se tem alguém no seu ramo de atividades que está bem, e você não está, o problema está em você!", concluiu Paulo Vieira.

Assista ao bate-papo completo com o escritor e master coach, Paulo Vieira, no 15º episódio do 'Pivotando':

O videocast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.

Confira todos os episódios do Pivotando:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade