Publicidade
Economia

Toyota encerra em definitivo as atividades da fábrica em São Bernardo do Campo (SP)

Processo de transferência da produção para unidades do interior começou há um ano. Empresa ficou 61 anos no ABC paulista

Imagem da noticia Toyota encerra em definitivo as atividades da fábrica em São Bernardo do Campo (SP)
Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo
• Atualizado em
Publicidade

A Toyota do Brasil anunciou nesta 3ª feira (21) o fechamento em definitivo da fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Segundo a empresa, as operações da fábrica foram transferidas para as unidades em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, no interior paulista.

"A Toyota valoriza a história da fábrica de São Bernardo e reconhece a dedicação dos envolvidos por todo legado e crescimento da companhia construídos com a comunidade, parceiros e colaboradores ao longo de 60 anos. A concentração estratégica das operações no interior de São Paulo oferece oportunidades de crescimento para a Toyota na competitividade da companhia diante dos desafios do mercado brasileiro", disse a Toyota, em nota.

O processo de fechamento foi anunciado há um ano. As operações foram sendo transferidas desde dezembro de 2022 para as outras unidades da Toyota. A montadora ofereceu aos 550 colaboradores a oportunidade de se transferirem para as outras unidades, mas nem todo mundo aceitou. Os últimos 150 funcionários foram desligados na última quinta-feira (16.nov).

A fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada em 1962 e foi a primeira unidade da Toyota fora do Japão. A empresa já não fabricava carros em Sâo Bernado do Campo há muitos anos, e vinha só atuando na fabricação de algumas peças. Em 2019, outra montadora, a Ford, decidiu fechar a fábrica em São Bernardo do Campo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade