Mais de 30% dos bares e restaurantes pretendem contratar até o fim do ano
Reajuste no quadro de funcionários acontecem em meio ao aumento da demanda em novembro e dezembro
Camila Stucaluc
Um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que 35% dos empreendedores pretendem contratar funcionários entre novembro e dezembro devido às festas de fim de ano. Outros 58%, por sua vez, pretendem manter o quadro atual de funcionários, enquanto somente 7% indicaram que podem demitir.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao analisar os motivos por trás das contratações planejadas, 62% afirmam ser para dar suporte ao aumento esperado de demanda de fim de ano e 22% visam atender às necessidades de gestão e reorganização da empresa. Além disso, 20% planejam contratar para renovar a equipe e 8% têm planos de abrir filiais ou novas unidades.
"Há um certo otimismo do setor em relação ao aumento de demanda. Ao longo deste ano, muitos já se prepararam recompondo as equipes. Ainda assim é muito significativa a parcela que diz que fará contratações", diz Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.
+ Época natalina deve gerar 108,5 mil empregos temporários no varejo
Solmucci conta que a parcela de bares e restaurantes que pretendem contratar não é maior devido ao desempenho financeiro do setor. Em setembro, por exemplo, apenas 35% dos estabelecimentos tiveram lucro, enquanto 24% registraram prejuízo. Sem contar os empréstimos, os locais acumulam débitos relacionados a impostos federais e encargos trabalhistas.