Empresas com trabalho remoto cresceram quatro vezes mais
As totalmente flexíveis expandiram as vendas em 21%, enquanto as híbridas ou as que permitem apenas trabalho presencial cresceram 5%
Iuri Guerrero
Uma análise publicada de 554 empresas nos Estados Unidos, que empregam 26,7 milhões de pessoas, indicou que aquelas que são mais flexíveis, que são totalmente remotas ou oferecem aos funcionários a possibilidade de escolherem quando vão ao escritório, indicou um aumento de 21% das vendas entre 2020 e 2022. Já aquelas companhias que permitem algum tipo de trabalho remoto ou que só consideram rotinas presenciais cresceram 5% no mesmo período.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O estudo, realizado pela consultoria de trabalho flexível Scoop Technologies e pelo Boston Consulting Group, incluiu empresas de 20 setores, desde tecnologia até seguradoras.
Ainda de acordo com a pesquisa, entre as empresas que exigiam pelo menos alguma presença no escritório, aquelas com funcionários que compareciam alguns dias por semana impulsionaram as vendas a uma taxa duas vezes maior do que aquelas com apenas expedientes de tempo integral nos escritórios.
Das 5.565 empresas no banco de dados da consultoria Scoop, a parcela que exige trabalho em tempo integral no escritório diminuiu para 38% em outubro em comparação com 49% no início do ano.
Pesquisas anteriores do professor associado da Harvard Business School, Prithwiraj Choudhury, descobriram que apenas um ou dois dias no escritório são a configuração ideal para o trabalho híbrido. Segundo o professor, essa rotina oferece aos trabalhadores a flexibilidade que desejam sem o isolamento do trabalho totalmente remoto.