Pivotando: "A prática ainda é a mãe do sucesso", conclui o 'Vendedor Pitbull', Luis Paulo Luppa
O empresário, palestrante e escritor conversou com João Kepler no 9º episódio do videocast do SBT News; assista!
![Imagem da noticia Pivotando: "A prática ainda é a mãe do sucesso", conclui o 'Vendedor Pitbull', Luis Paulo Luppa](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FLuis_Paulo_Luppa_e_Joao_Kepler_534cf53eaa.jpg&w=1920&q=90)
SBT News
"Para mim, é o seguinte: 70% transpira, 30% inspira. Você tem que suar. Você tem que ralar o joelho". Foi assim, com garra e um comprometimento feroz, que surgiu a figura do 'Vendedor Pitbull'. Um método de vendas aclamado que se mistura e se funde à personalidade e à história de Luis Paulo Luppa, considerado um dos maiores especialistas do mundo no setor de vendas.
"A prática ainda é a mãe do sucesso. Não adianta você ter conhecimento se você não põe esse conhecimento em prática", enfatizou o empresário, palestrante e escritor Luis Paulo Luppa, em conversa com João Kepler, no 9º episódio do Pivotando.
Autor de 23 livros e 32 DVDs de treinamento, e responsável pela mentoria de mais de 1 milhão de profissionais em 12 países, Luppa explicou a essência de seu método de vendas. "O vendedor pitbull é a expressão de 'sangue nos olhos'", afirmou o escritor, referindo-se à obra que vendeu mais de 2 milhões de exemplares em 30 países.
"Se você quer ser vendedor, você tem que ser um cara que tem que ter uma prerrogativa número um: você não precisa que ninguém acredite em você, ninguém - e isso eu levo para a minha vida -, basta que você acredite em você. Agora, você tem que fazer por onde", destacou Luppa.
"O estilo, o modelo de gestão pitbull sempre foi um negócio de pegar na veia e dizer assim: é assim que faz. Não adianta você ficar aqui discursando, não adianta você ficar aqui falando... 'ai eu vou apresentar um planejamento'... nessa, eu já visitei três, amigo. Venda é resultado. Venda é objetivo, não é subjetivo. Quanto tem que vender? 100. Quanto você vendeu? 80... Você é fraco. 90... pode ser que um dia você seja alguém. 100... não fez mais que sua obrigação. 110... meu irmão, acho que você já merece uma coleira de pitbull", ponderou o convidado.
Com experiências que vão do varejo ao mercado de turismo, Luis Paulo Luppa lembrou de toda sua trajetória profissional, e refletiu sobre as mudanças no perfil do vendedor ao longo dos anos. Para o especialista, o avanço das tecnologias e, principalmente, a expansão das redes sociais distanciaram os profissionais de seu principal ativo: o cliente.
"Hoje, as equipes de venda elas não estão tão preocupadas com a massa crítica. Por quê? Porque a empresa incentiva eles a serem inteligentes demais. A inteligência vem do marketing, a inteligência vem da área de inteligência de negócios. Vendedor tem que vender. Imagina que é um time de futebol: o que o Romário fez a vida inteira? Empurrou a bola para dentro, com muita qualidade. O que o Ronaldo Fenômeno fez? Gol. Agora, bota o Ronaldo de Zagueiro, não vai acontecer nada", observou o especialista.
"O vendedor é o artilheiro, é o cara que bota a bola para dentro. A empresa gira, a empresa vai pivotar, se ela tiver venda junto. Se ela não tem venda, ela não tem logística, ela não tem crédito, ela não tem produto... não tem nada! Ela não tem história", afirma Luppa.
Luppa comentou ainda sobre a mudança de relacionamento entre empresas e clientes, com o crescimento das vendas pela internet, e a importância da construção de valor de uma marca. "O que tem que mudar na cabeça das empresas para que elas possam pivotar com mais constância e tranquilidade? Porque vender uma vez, até minha avó vende. O cara tem que ser profissional de vendas. Você tem que transformar os seus clientes em fãs. A pior coisa que tem em uma empresa é cliente", enfatizou o escritor.
"Você tem que ter fã. Você imagina se o Corinthians tivesse cliente quando ele foi rebaixado. Ninguém iria apoiar o time... como tem fã, lotaram todos os jogos, trouxeram o time para a divisão de cima de novo. As empresas têm que aprender a criar fãs. E quem faz isso não é a propaganda na televisão, não é a rede social, não é uma campanha extraordinária com o Neymar... quem faz isso é o dia a dia do vendedor", concluiu Luppa.
Assista ao bate-papo completo com o empresário, palestrante e escritor Luis Paulo Luppa, no 9º episódio do 'Pivotando':
O videocast 'Pivotando', com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.
Confira todos os episódios do Pivotando: