Publicidade
Economia

Melhora na perspectiva de crescimento do PIB estimula pequenos negócios

Alta taxa de juros, no entanto, ainda desafia poder de compra das famílias

Imagem da noticia Melhora na perspectiva de crescimento do PIB estimula pequenos negócios
Pexels
• Atualizado em
Publicidade

O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,92% em 2023, segundo projeção do Boletim Focus, do Banco Central (BC). Esta é a sexta semana seguida na qual os economistas consultados mostram uma boa expectativa em relação ao crescimento do país. O cenário estimula os pequenos negócios, que representam 99% das empresas brasileiras.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Não é só um entusiasmo do mercado em relação à economia. A produtividade do trabalho no Brasil cresceu pela segunda vez seguida no segundo trimestre de 2023. É importante celebrar o momento econômico em que estamos vivendo, que nos traz um otimismo, com a possibilidade de o Brasil dar um grande salto em seu caminho", avalia o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Ele ressalta, no entanto, que ainda é necessária uma maior redução da taxa básica de juros (Selic), hoje em 12,75% ao ano, que acompanhe os indicadores positivos da economia brasileira. Isso porque a combinação de juros altos e inflação diminui o poder de compra das famílias, o que afeta a sobrevivência das empresas e consequentemente, da geração de empregos.

+ Para voltar ao nível de 1970, indústria teria que investir 4,6% do PIB

Segundo último balanço da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, a taxa de endividamento chega a 77,4% das famílias brasileiras e a de inadimplência, 30%. A expectativa de Décio é que o programa Desenrola Brasil, que promete a negociação de dívidas, consiga recuperar o poder de compra das famílias e aumentar o otimismo dos empreendedores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade