Mercado financeiro nacional tem Ibovespa em dia de queda forte
Cenário externo não ajuda; inflação no país ainda acima da meta para o ano e Ata do Copom puxaram a baixa
Em dia de divulgações importantes, o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, veio abaixo 1,49% aos 114.193 pontos. Sobre as mesas de analistas e investidores, os dados da inflação no Brasil, a Ata da última reunião do Copom e o cenário externo de inflação e atividade econômica resilientes.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A manutenção dos juros no intervalo entre 5,25% ao ano e 5,50% a.a. nos Estados Unidos, jogou água no humor de quem esperava alguma sinalização para cortes da taxa de referência nos encontros do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). A meta é o enfrentamento da inflação.
A Ata
Entre os fatores domésticos, a Ata da reunião do Copom do último dia 20 afastou as chances de um corte mais agressivo da Selic: o mercado vinha especulando uma baixa de 0,75 ponto percentual já para aquela reunião.
Do lado dos preços para o consumidor, o IPCA-15 veio até abaixo da média de mercado (0,38%) em setembro, já que o indicador saiu a 0,35%. São 3,74% de janeiro até agora e 5,00% em 12 meses, acima do teto da meta para o ano, que é de 4,75%.
No câmbio, o dólar até baixou 0,05% pra ser cotado a R$ 4,98 para a venda, mas segue rondando a casa dos R$ 5,00.
Leia também