15,3 milhões de pessoas vão comprar o presente dos Pais em cima da hora
CNDL diz que o hábito de deixar sempre para a véspera pode causar prejuízo no bolso do consumidor
Cerca de 15 milhões de consumidores devem deixar as compras do Dia dos Pais para a última hora. É o que mostra pesquisa da Confederação Naciional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
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A questão é que, apesar de fazer parte do comportamento tradicional do brasileiro, o tal hábito de ir empurrando as compras para os dias mais próximos das datas festivas pode causar prejuízo para o bolso. Ok, lojas e shoppings já preveem lojas cheias no comércio. Não é à toa, falta menos de uma semana para o Dia "Deles". Nas contas do levantamento, 44% dos consumidores agendaram as compras para a primeira semana de agosto e 30% no mês de julho; só que 14% comprarão apenas nas vésperas do Dia dos Pais, o que representa 15,36 milhões de consumidores. No total, a data deve levar 110,5 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 26,94 bilhões no comércio.
Na avaliação do presidente da CNDL, José César da Costa, deixar para comprar os presentes em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. Além disso, certamente não encontrará a mesma variedade de produtos.
"Na pressa o consumidor pode ter dificuldade em negociar e fazer pesquisa de preço. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o orçamento definido para adquirir o presente. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto", afirma. "De qualquer forma, o comércio está preparado para receber os consumidores que deixaram para a última hora" - José Cesar da Costa, CNDL
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