Publicidade
Economia

Copom sugere manter cortes de 0,5 p.p. na taxa Selic

Ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central prevê juros em queda nas próximas reuniões

Imagem da noticia Copom sugere manter cortes de 0,5 p.p. na taxa Selic
Sede do Banco Central
• Atualizado em
Publicidade

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deu detalhes sobre a decisão de cortar em 0,5 ponto percentual a Selic na reunião de dois de agosto, que fixou a taxa em 13,25% ao ano. A ata sugere que as reduções nas próximas reuniões serão mantidas em 0,5 ponto percentual e descarta uma elevação maior, como 0,75% p.p. defendida por setores do governo e dos empresários.

O resultado apertado de votos, que permitiu a primeira baixa da Selic em três anos, também teve explicação. Cinco votos, inclusive o do presidente do BC, Roberto Campos Neto, optaram por 0,5 p.p. Esse grupo enfatizou alguns desenvolvimentos desde a última reunião, como a dinâmica recente de inflação mais benigna do que era esperado, a reancoragem parcial relativamente célere após a definição da meta pelo CMN e a adequação de recalibrar a taxa de juros real em função dos movimentos nas expectativas de inflação.

Outro grupo de quatro diretores queria uma redução de apenas 0,25 ponto percentual por considerar que não se observa alterações relevantes no cenário econômico. A próxima reunião do Copom será nos dias 19 e 20 de setembro de 2023.

 Após a divulgação da ata do Copom, o dólar fechou em alta de 0,061%, cotado a R$ 4,898.  E o Índice Bovespa, principal indicador da Bolsa de Valores Brasileira, fechou em queda de 0,24%, aos 119.090,24 pontos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade