Dia dos Pais deve movimentar R$ 7,6 bilhões em 2023, projeta CNC
Avanço nas vendas será refletido na contratação de 10 mil trabalhadores temporários
Camila Stucaluc
O volume de vendas para o Dia dos Pais deste ano deverá alcançar R$ 7,67 bilhões. A cifra, projetada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representa uma alta de 2,2% em relação à data em 2022, influenciada, sobretudo, devido à desaceleração da inflação e maior poder de compra dos brasileiros.
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Regionalmente, São Paulo (R$ 2,4 bilhões), Minas Gerais (R$ 747 milhões), Rio Grande do Sul (R$ 632 milhões) e Rio de Janeiro (R$ 631 milhões) devem movimentar a maior parte (58%) das vendas. Os Estados que devem ter aumentos reais são Ceará, com alta de 4,6%, Goiás, avanço de 4,5%, e São Paulo, com crescimento esperado de 3,4%.
Apesar do segmento de vestuário, calçados e acessórios ainda não tenha recuperado o ritmo pré-pandemia, o rendimento dos setores será responsável por quase 77% do total de vendas para o Dia dos Pais, totalizando R$ 3,6 bilhões. Em seguida, são esperadas maiores movimentações nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas de R$ 1,19 bilhão, e de produtos de perfumaria e cosméticos, com R$ 1,16 bilhão.
"O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro em termos de movimentação financeira, e a perspectiva é positiva para o setor, tendo em vista a inflação mais baixa e o início da queda da taxa de juros", explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
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O avanço nas vendas também deverá refletir no aumento da contração de trabalhadores temporários. Ao todo, são esperadas 10,38 mil vagas temporárias para atender à demanda sazonal das vendas. Hiper e supermercados (4,78 mil) e vestuário (1,75 mil) devem liderar as contratações, que terão média salarial de admissão de R$ 1.599.