Cartão de crédito lidera reclamações cadastradas no portal Consumidor
Plataforma digital permite comunicação direta entre pessoas e empresas para solucionar conflitos
Felipe Moraes
Antes de levar reclamações ao Procon ou aos tribunais, as pessoas têm uma opção de resolver conflitos diretamente com empresas de qualquer área pela internet em um serviço público disponibilizado pelo governo federal: é o portal Consumidor.gov.br, criado em 2014 pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
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De acordo com o painel estatístico da plataforma, são pouco mais de 750 mil reclamações finalizadas até julho em 2023. Desde a criação do canal, há nove anos, foram contabilizadas mais de sete milhões.
Cartão de crédito, débito e de lojas lideram com folga a lista de assuntos mais cadastrados pelos consumidores, com 9,47%. Depois, vêm temas como passagens aéreas (6,28%), telefonia móvel pós-paga (5,93%), banco de cadastro de consumidores, como SPC e Serasa (5,76%), pacotes de serviços (4,81%) e aparelho celular (4,62%).
Veja o top 10 de assuntos mais reclamados no portal Consumidor:
- Cartão de crédito, débito e de loja - 9,47%
- Passagens aéreas - 6,28%
- Telefonia móvel pós-paga - 5,93%
- Banco de cadastro de consumidores, como SPC e Serasa - 5,76%
- Pacote de serviços - 4,81%
- Aparelho celular - 4,62%
- Crédito consignado - 3,87%
- Internet fixa - 3,79%
- Conta corrente, salário e poupança - 2,89%
- Crédito pessoal e empréstimos - 2,85%
Segundo a Senacom, cerca de 80% das reclamações registradas no portal são solucionadas pelas empresas e as demandas dos consumidores costumam ser respondidas, em média, em um prazo de até sete dias.
Para participar do Consumidor.gov.br, empresas precisam aderir formalmente ao serviço, com assinatura de termo de comprometimento dos problemas apresentados. No caso dos consumidores, é preciso ter conta de nível prata ou ouro no portal Gov.br para registrar e monitorar reclamações inseridas na plataforma.
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