Fraudes com roubo de identidades caem em maio, diz Serasa Experian
Mesmo com a queda, brasileiros sofreram uma tentativa de fraude a cada 10 segundos; fraudômetro mede em tempo real
As tentativas de fraudes contra a identidade dos consumidores brasileiros tiveram queda em maio: 18,2%. É o que mostra o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, divulgado nesta 3ª feira (1ª.ago). Foram 270.677 investidas criminosas naquele mês.
Além da queda em relação ao mesmo período de 2022 - que tinha registrado 330.951 ações criminosas - este é o menor número para o mês desde 2020. A taxa de juros elevada por tempo prolongado ajuda a explicar a queda.
" Como a demanda por crédito está diminuindo, reflete no indicador de tentativas de fraude - menos gente buscando crédito, menos alvos potenciais. Fraudes de identidade envolvem pessoas tentando se passar por outras a fim de abrir conta, conseguir empréstimos, cartões, etc. O indicador de demanda por crédito dos consumidores registrou a quinta queda do ano, -15,7%" - Luiz Rabi, economista Serasa Experian
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A fraude mais comum apurada pelo medidor, é a tentativa de roubar as identidades dos consumidores. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o total foi de 1.296.920 ocorrências. Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos 12 meses:
Alvos
Pessoas entre 36 e 50 anos foram os alvos preferidos dos golpistas, com 99.536 ocorrências. Na sequência estão: cidadãos entre 26 e 35 anos (74.283), os que têm 51 e 60 anos (38.580), idosos acima dos 60 anos (29.192) e jovens de até 25 anos (29.086). Na comparação com maio de 2022, o segmento de "Bancos e Cartões" foi o que mais sofreu investidas de fraude (45,9%), seguido por "Serviços" (28,5%), "Financeiras" (19,9%), "Varejo" (4,4%) e "Telefonia" (1,3%).
Os dados também indicam que o ranking das 10 Unidades Federativas (UFs) que mais sofreram as tentativas de golpes de identidade em maio deste ano foram as grandes metrópoles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Pernambuco e Ceará. Veja a listagem completa com os números na íntegra:
A cada um milhão de habitantes, houve 1.253 tentativas de fraude no Brasil, segundo a Separa Experian. Na visão por UFs, o Distrito Federal (DF) foi identificado como a mais visada, com 2.011 tentativas de golpes a cada 1 milhão de habitantes, e o Maranhão (MA) a menos (551).
"Os fraudadores estão sempre inovando em busca de maneiras fáceis e ilícitas de obter retorno financeiro. Por isso, a adoção de ferramentas que previnem essas ações pelas empresas deve ser contínua, na mesma medida em que as tecnologias avançam. No atual cenário, as soluções que oferecem barreiras de proteção em camadas são as mais eficazes para oferecer segurança", analisa o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha
Fraudômetro
Está funcionando a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude em tempo real, o Fraudômetro. Lançado pela Serasa Experian, o dispositivo conta em tempo real o número de tentativas de fraudes registradas pela empresa desde janeiro de 2023. Confira em http://www.fraudometro.com.br. Até julho deste ano, foram registradas mais de 3,7 milhões de ocorrências. Veja reprodução da imagem do Fraudômetro abaixo.
Dicas anti-fraude
Veja algumas orientações dos especialistas da Serasa Experian.
Para os consumidores
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Os cibercriminosos usam nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.
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Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
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Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
Para as empresas
- Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;
- Faça a análise de compras mais caras. Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados. Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra
- Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online;
- Consulte o perfil do seu cliente. Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.
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