Quem é Marcio Pochmann, anunciado pelo governo para o IBGE
Economista presidiu o IPEA e participou da transição do governo após a eleição de Lula
O economista Marcio Pochmann, anunciado nesta 4ª feira (26.jul) pelo governo para presidir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 61 anos e é Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de professor titular da instituição desde1989. Foi pesquisador visitante em instituições de ensino superior da Itália, França e Inglaterra. É autor de livros sobre economia e políticas públicas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Pochmann presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2007 e 2012. A gestão foi cercada de controvérsias: seus críticos avaliam que, durante o período, as atribuições de pesquisa do instituto teriam sido "submetidas" ao viés ideológico de esquerda, atribuído a Pochmann. Ele é considerado um petista-raiz de orientação desenvolvimentista.
Pochmann foi presidente da Fundação Perseu Abramo de 2012 a 2020. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), não obteve êxito em suas candidaturas aos cargos de prefeito de Campinas em 2012 e 2016 e de deputado federal em 2018.
No IBGE
À frente do IBGE, que é responsável por levantamentos estatísticos sobre a realidade brasileira que servem de base para a formulação de uma série de políticas públicas, Pochmann estará submetido ao Ministério do Planejamento, de Simone Tebet.
Leia também