Índice de Preços ao produtor reforça desaceleração da inflação nos EUA
Mercado financeiro enxerga oportunidade para o Fed encerrar o ciclo de alta de juros na próxima reunião

Guto Abranches
O Índice de Preços ao Produtor (IPP, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,1% no mês de junho, na relação com maio. O resultado foi apresentado pelo Departamento do Trabalho nesta 5ª (13.jul). A cifra representa também o acumulado em 12 meses. A média das expectativas do mercado era de + 0,2% contra maio passado. Considerados os núcleos do indicador - que exclui preços de maior oscilação periódica -, a subida também marcou os 0,1%. Na comparação anual, é uma baixa significativa já que em maio de 2022 houve alta do indicador de 1,1%. Em doze meses, a variação é de 2,4%, também ligeiramente melhor do que o esperado: a estimativa média era de alta de 2,5%.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A evolução dos indicadores de preços vai no sentido de animar os mercados: na 4ª (12.jul), o CPI, dos preços ao consumidor, tinha marcado alta de 3% anual, quando o esperado eram 3,1%. O dado desacelerou bastante em relação ao equivalente do mês de maio (4%). E com núcleos baixando de 5,3% para 4,8% também na referência anual, quando o esperado eram 5%. Somado agora ao indicado no PPI, os resultados animam investidores e analistas quanto ao ciclo monetário nos EUA.
"O resultado tira peso do Fed para subir o juro, quando pensamos em taxa terminal, mas após a divulgação da ata parece pouco provável que o resultado mais brando tirará da mesa a elevação da Fed Funds Rate [taxa de juros de referência] contratada para a próxima reunião. Em suma, pode ser que o Fed não suba o juro novamente para além da elevação da próxima reunião", analisa Étore Sanchez , economista-chefe da Ativa Investimentos. A leitura do economista coincide com a de boa parte do mercado: alta de 0,25 ponto percentual pelo Fomc nos dias 25 e 26 de julho, e provável manutenção nos outros três encontros até o fim do ano.
De imediato
No movimento do dia, o raciocínio exibe seus efeitos positivos. As bolsas nos EUA abriram já com humor norteado pelo noticiário da economia. Ao final dos negócios, veja como ficaram os principais índices em Wall Street.
- Dow Jones: + 0,14%
- Nasdaq: + 1,58%
- S&P 500: + 0,85%
Leia também