Desemprego atinge em abril menor patamar em oito anos
Dados foram calculados pelo Ipea com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua
SBT News
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a taxa de desemprego no País caiu a 8% em abril, na série dessazonalizada. Trata-se do menor patamar registrado nos últimos oito anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados foram calculados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa vinha se mantendo estável em torno de 8,5%, mas começou a recuar com mais força no último bimestre. Especialistas avaliam que a melhora de variáveis como rendimentos, subocupação e desalento ajudaram a reverter o cenário do mercado de trabalho.
A taxa registrada em abril abrange um total de 99,2 milhões de pessoas desempregadas. O estudo mostra que o crescimento da ocupação ocorre de maneira generalizada, especialmente em setores como comércio, serviços administrativos, indústria de transformação e construção civil.
"Uma possível explicação é a melhora do mercado de trabalho que pode estar gerando uma necessidade menor de compensar perdas de emprego e/ou rendimento domiciliares, possibilitando que demais membros da residência possam se dedicar exclusivamente a outras atividades", explica o Ipea.
*Com informações da Agência Brasil