Vigilância libera 50 toneladas de rosas colombianas para Namorados
Carga desembarcou em Viracopos e passou por inspeção para assegurar ausência de pragas até o consumo
Se depender das flores, os namorados não terão do que reclamar na próxima 2ª (12.jun). A área de vigilância internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura liberou nada menos do que 50 toneladas de rosas importadas da Colômbia para o Dia dos Namorados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Quatro empresas brasileiras fizeram a aquisição das flores, que tiveram que passar por fiscalização fitossanitária. O procedimento é padrão para assegurar que as rosas entrem em território nacional livres de pragas que, se disseminadas, poderiam prejudicar a produção das plantas no país.
As flores chegaram ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e foram acondicionadas em câmaras frias para preservar a qualidade, até a disponibilização para venda no varejo. Após a liberação, a carga com diferentes tipos e tamanhos de rosas foi liberada para transporte terrestre. A maior parte é de rosas vermelhas, muito comercializadas em datas comemorativas como o Dia dos Namorados e no Dia das Mães.
"Coube à equipe da Vigiagro realizar o minucioso trabalho de inspeção fitossanitária das rosas para assegurar a ausência de pragas que pudessem prejudicar a agricultura nacional", disse a chefe do ministério no aeroporto de Viracopos, Rita Lourenço.
Leia também