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Economia

Preço dos produtos de limpeza aumentou quase 16% em 12 meses

Alguns produtos, como o sabão em pó, tiveram aumento muito acima do IPCA no período

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Deixar a casa e as roupas limpas ficou bem mais caro no Brasil. Nos últimos 12 meses, o preço dos produtos de limpeza aumentou quase 16%, bem acima da inflação acumulada no período.

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O sabão em pó (22,12%), o sabão líquido (15,98) e o limpador multiuso (15,98%) são produtos que subiram muito mais que o IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, no período de um ano, que foi de 4,18%.

Esse aumento acima da inflação, de acordo com os especialistas, têm relação com a elevação do preço de matérias-primas importadas e o encarecimento da energia e combustíveis no acumulado do último ano. Todo esse cenário provocou uma queda de 5,7% na produção do setor no ano passado.

Em uma indústria de limpeza ouvida pela reportagem, na Grande São Paulo, o custo das matérias-primas ficou, em média, 30% maior em 2022, e o preço de alguns produtos subiu até 200%.

"Nossa compra aqui é quinzenal, então a cada 15 dias, a gente tem um susto com um novo impacto de preços", diz Sena Junior, diretor da empresa.

O Brasil representa 5,5% do mercado mundial de produtos de limpeza, e o setor acredita que essa situação adversa esteja com os dias contados. A tendência é de estabilização dos preços e de crescimento da produção. 

"Nós acreditamos algo entre 2% e 3% de recuperação do mercado. Ela será mais incisiva no segundo semestre. Há uma perspectiva de melhora da situação econômica, então isso necessariamente nos traz um alento", diz Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla (Associação Brasileira Inds Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes).

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