Preço do gás natural será reduzido em 8,1% nesta 2ª feira
A Petrobras já havia anunciado a mudança em abril
O preço do gás natural terá uma redução média de 8,1% a partir desta 2ª feira (1º.mai), conforme anúncio realizado pela Petrobras no mês passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a estatal, os reajustes são feitos de acordo com as oscilações do petróleo tipo Brent e a taxa de câmbio, que estão atrelados aos contratos com as distribuidoras. As atualizações do preço do gás são trimestrais e já previstas nestes contratos.
Neste trimestre de fevereiro-março-abril, já encerrado, o petróleo recuou cerca de 8,7% em seu valor, enquanto o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%. Segundo a petrolífera, a parcela do preço está relacionada ao transporte do gás e é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.
O preço do gás vendido pela Petrobras às distribuidoras acumula queda de 19% desde o início do ano. A atualização do preço do gás natural não afeta o preço do gás de cozinha (GLP) vendido a granel ou envasado em botijões, segundo a Petrobras.
* Estagiário sob supervisão de Edney Freitas
Leia também
+ Lula chega ao Dia do Trabalho com desafio de mudar regras trabalhistas
+ Em pronunciamento, Lula anuncia salário mínimo de R$ 1.320
+ CLT completa 80 anos com um quarto dos brasileiros de carteira assinada