Pesquisa mostra que consumidor está mais confiante
Levantamento da Fundação Getúlio Vargas aponta que mais pobres são os mais otimistas
José Marcelo Santos
Depois de duas quedas consecutivas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) voltou a subir, na passagem de fevereiro para março. O aumento foi de 2,5 pontos no levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador atingiu 87 pontos. A escala vai de zero a 200. O estudo mostrou que as famílias mais pobres são as mais otimistas.
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O ICC mostrou que o otimismo do consumidor melhorou tanto em relação ao presente, quanto em relação ao futuro. O Índice da Situação Atual subiu 2,7 pontos e chegou a 72. É o melhor resultado desde outubro de 2022. Já em relação ao Índice de Expectativas, que mede a confiança dos consumidores no futuro, o avanço foi de 2,2 pontos e chegou a 98.
O levantamento é feito por faixa de renda. Entre as famílias com renda mensal abaixo de R$ 2.100, o crescimento do otimismo foi maior (4%). As demais faixas de renda são: de R$ 2.100 a R$ 4.800, de R$ 4.800,01 a R$ 9.600 e acima de R$ 9.600.
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