Produção de veículos cai 2,9% em fevereiro, aponta Anfavea
Para associação, férias coletivas contribuíram para a queda
Sandra Santos
A indústria automotiva registrou o menor índice de produção, para um mês de fevereiro, dos últimos sete anos. No total, 161,2 mil veículos foram montados no mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O volume representa uma queda de 2,9% na comparação com fevereiro do ano passado. Frente a janeiro, por outro lado, houve alta de 5,6%, apesar do calendário mais curto de fevereiro. Desde 2016, quando foram montados 144,3 mil veículos no mesmo mês, não se registrava produção tão baixa em fevereiro. O balanço foi divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Volkswagen e as marcas francesas Peugeot e Citroën continuaram paradas após carnaval, enquanto a unidade da General Motors (GM) deu férias coletivas programadas nas três semanas anteriores ao evento festivo.
Embora a paralisação de duas fábricas de automóveis da Volks tenha sido atribuída à falta de peças (semicondutores), o quadro de abastecimento vem, em geral, melhorando, na avaliação da Anfavea.
Ainda de acordo com a associação, "não podemos falar em queda, pois o mês de janeiro e fevereiro não são os parâmetros, devido ser mês de férias um pouco mais longo e tem o efeito do carnaval", explica em nota.
"O mercado vem reagindo aos poucos, considerando o resultado das vendas apresentou um crescimento de 5,4% nesse primeiro bimestre, mesmo com o período de carnaval, e um aquecimento perceptível para esse início de março de 2023, com bons números de emplacamentos", completa a Anfavea.