Número de endividados bate recorde; veja dicas para equilibrar as contas
São 65,5 milhões de brasileiros com contas em atraso; valor médio das dívidas por pessoa é de R$ 3.775
Simone Queiroz
Todo início de ano, as famílias sofrem com o acúmulo de despesas:é IPTU, IPVA, material escolar, uniforme das crianças... Isso preocupa ainda mais quem já está com o nome sujo na praça. Quitar as dívidas e se manter no orçamento é um desafio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para uns, é apenas uma passagem de tempo, mas, para outros, a virada do ano é uma injeção de energia para as mudanças. Arrumar a vida financeira é a promessa e a esperança de muitos brasileiros.
Não é para menos, a parcela da população endividada é impressionante e recorde. São 65,5 milhões de pessoas no país com contas em atraso. Quatro em cada dez brasileiros. O valor médio das dívidas por pessoa é de R$ 3.775. Para se livrar delas, a dica e levantar tudo o que deve e entender por que estão em atraso. Em seguida, verificar as condições de pagamento e negociar.
A prioridade devem ser as contas essenciais -- água, luz, telefone. Depois, as que têm bens em garantia. Por fim, as que têm juros maiores.
As dicas funcionam. "Eu estava totalmente perdida, afundada em dívidas, inadimplente, instituições bancárias me ligando, falando que eu precisava pagar", lembra a professora universitária Keila Souza Boldrin. Até que ela começou a anotar os gastos e identificar as despesas, muitas delas desnecessárias. "Um sapato, uma roupa que não precisava comprar. Eu tinha possibilidade, era só dar uma organizada no guarda-roupa e falar: 'Opa, eu tenho aqui, não preciso comprar'."
Além de fazer economia, negociou a dívida do cartão de crédito, que estava nas alturas por conta dos juros exorbitantes. Acredite, ela já entrou em 2023 de um jeito diferente: "Pela primeira vez, em 15 anos, vou pagar o meu IPVA à vista. É um prazer e um alívio muito grande".