Confiança do consumidor avança 2,7 pontos em dezembro, aponta FGV
Resultado foi influenciado pela atual situação financeira das famílias
Camila Stucaluc
O Índice de Confiança do Consumidor, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), subiu 2,7 pontos em dezembro, alcançando 88,0 pontos. A alta, divulgada nesta 2ª feira (26.dez), vem após dois meses de queda e representa o otimismo da população em relação ao poder aquisitivo nos próximos meses.
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Entre os quesitos que compõem o índice, o que mais contribuiu para o crescimento no mês foi a situação financeira das famílias. O indicador avançou 12,5 pontos, para 105,0 pontos - maior patamar desde fevereiro de 2019 (105,0 pontos) -, recuperando as perdas sofridas nos últimos dois meses, sobretudo na população de renda mais baixa.
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"As avaliações sobre o momento ainda se mantêm estáveis, mas com piora na percepção sobre o mercado de trabalho, o que gera cautela na intenção de compras no curto prazo. O ano fecha com um saldo positivo e zera as perdas acumulada nos últimos dois anos. No entanto, é necessário um grande caminho para que a confiança volte superar o nível neutro estimulando o consumo", avalia Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.