Publicidade
Economia

Inadimplência bate recorde em SP pelo quinto mês consecutivo

Cerca de 1,04 milhão de lares estão com dívidas em atraso, sobretudo entre a população de baixa renda

Imagem da noticia Inadimplência bate recorde em SP pelo quinto mês consecutivo
O cartão de crédito continua sendo o grande vilão entre as famílias da capital paulista, representando 85% dos endividados | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

A cidade de São Paulo registrou, em novembro, o maior número de famílias inadimplentes em 12 anos. Segundo balanço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a taxa alcançou 25,8% no período, cifra que representa 1,04 milhão de lares com dívidas em atraso.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Do total das famílias, 9% disseram não ter condições de quitar o compromisso atrasado. O cartão de crédito continua sendo o grande vilão entre as famílias da capital paulista, representando 85% dos endividados. O carnê vem logo em seguida, com 15,6%, e, posteriormente, o financiamento de carro (11,7%) e de casa (10,8%).

A inadimplência tem afetado, principalmente, a população de renda mais baixa, uma vez que a taxa para o grupo que ganha até dez salários mínimos foi de 31,8%. O número é quase o triplo da registrada para o de renda mais alta, que ficou em torno de 11%. 

+ Caixa inicia nova rodada de pagamento do Auxílio Brasil; veja quem recebe

Mesmo em meio ao cenário, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registraram aumento de 3,1% e 2,2%, respectivamente. De acordo com a FecomercioSP, a tendência é que a taxa de contas em atraso diminua apenas no início de 2023, após o pagamento do 13º salário.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade