Publicidade
Economia

Banco Mundial cria sistema de dados para unificar mercados de carbono

Acesso é gratuito. Objetivo é apoiar empresas e governos onde ainda não há mecanismo regulado

Imagem da noticia Banco Mundial cria sistema de dados para unificar mercados de carbono
Mercado
• Atualizado em
Publicidade

O Banco Mundial criou um sistema de rastreamento mundial para dar mais transparência ao mercado de créditos de carbono. Dessa forma, pretende ajudar países em desenvolvimento a obterem financiamentos de forma mais prática.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

É uma alternativa à falta de mecanismos regulados, o que acontece em alguns países, como o Brasil. Enquanto esses governos não definem regras, o setor privado já movimenta US$ 2 bilhões em mercados "voluntários", credenciados e rastreados por plataformas como a Verra e o Gold Standard. Porém, tem esse sistema tem sido bastante criticado pela falta de transparência, oferta limitada de créditos e dúvidas sobre a qualidade dos projetos.

É o que o Banco Mundial quer suprir com o Climate Action Data Trust (CAD Trust). O compilado de dados pode ser acessado gratuitamente por empresas e países.

"O objetivo para nós era criar essa camada de dados públicos e globais que permitisse às pessoas ter uma noção melhor do que está acontecendo em todo o mundo, em diferentes jurisdições, em diferentes programas", anunciou nesta 4ª feira (07.dez) a consultora Chandra Shekhar Sinha, do Banco Mundial. "O CAD Trust permitirá ao país economizar cerca de US$ 1 milhão em custos iniciais para acessar este mercado, em comparação com os custos de criar um sistema próprio".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade