Inadimplência na capital paulista tem recorde e supera 1 milhão de lares
Endividamento também cresceu e já atinge 77% das famílias
O número de famílias com contas em atraso na capital paulista atingiu a marca de 1,03 milhão em outubro. A cifra, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), aponta que 25,5% dos lares estão inadimplentes, maior número desde 2010.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em agosto, a taxa de famílias com dívidas em atraso foi de 24,8%, enquanto no mesmo período de 2021, a cifra era de 19,7%. Segundo a entidade, em números absolutos, o cenário representa um aumento de 240 mil novos lares que não pagaram as contas na data do vencimento nos últimos 12 meses.
Além da inadimplência, o endividamento cresceu em outubro. O índice atingiu recorde no mês, com 77% de famílias com algum tipo de dívida - o que representa 3,096 milhões de grupos familiares. Em relação ao ano passado, foi registrado crescimento de 251 mil lares paulistanos que passaram a ter compromisso de crédito para quitar.
+ Varejo deve faturar R$ 4,2 bilhões na Black Friday, diz CNC
Mais uma vez, o cartão de crédito segue na ponta das principais dívidas (85,8%), mesmo índice do mês anterior. Na segunda posição, o carnê, com 16,5%, seguido pelo financiamento de casa, com 12,4%. No geral, as famílias que recebem até 10 salários mínimos acumulam o maior número de endividamento: 80,6%.