Fluxo em shoppings cresce 3% em setembro e registra terceira alta seguida
Visitas auxiliam na recuperação econômica das lojas, que computaram aumento de 17% nas vendas
Camila Stucaluc
Um hábito comum de muitos brasileiros antes da pandemia de covid-19 está voltando à tona: os passeios em shoppings centers. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o fluxo subiu 3% em relação a agosto deste ano, pela terceira vez consecutiva, e 13% na comparação com setembro de 2021.
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As lojas físicas, por outro lado, apesar de terem recebido 9% a mais de visitas em relação ao mesmo mês do ano anterior, tiveram queda de 5% quando comparado com agosto. Entre as regiões, o Sul teve destaque, apresentando alta de 17% no fluxo, seguido pelo Centro-Oeste (13%), Sudeste (9%) e Nordeste (9%). Norte, por sua vez, teve queda de 13%.
Já em relação à quantidade de boletos (cupons) emitidos, ambas as categorias apresentaram alta, quando comparado ao mesmo mês do ano passado. O crescimento foi de 21% para lojas de rua e 17% para lojas de shopping, enquanto o faturamento nominal - rendimento bruto - contou com alta de 24% e 13%, respectivamente.
Na distribuição setorial, três dos oito segmentos apresentaram queda, sendo eletroeletrônicos (-26%), Home Center (-19%) e Departamento (-1%). O destaque positivo foi para o setores de Beleza (39%) e Moda (17%), ainda que a performance de ambos tenha sido abaixo do registrado em agosto.
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"Setembro foi um mês de altos e baixos para o varejo brasileiro, notamos alguns segmentos com retomadas e crescimento e outros com queda. Os dados mostram esta instabilidade que ainda observamos no consumo das famílias brasileiras. Para o quarto trimestre, a expectativa é de um crescimento mais uniforme devido aos eventos sazonais e os efeitos da Copa do Mundo", analisa Eduardo Terra, presidente do SBVC.