Publicidade
Economia

Mercado financeiro diminui expectativa sobre inflação

Tanto para este ano, que pode ficar em 5,62%, quanto para o ano que vem, a 4,9%

Imagem da noticia Mercado financeiro diminui expectativa sobre inflação
BC
• Atualizado em
Publicidade

O mercado financeiro estima que 2022 deve terminar com a inflação a 5,62%. Na semana passada, o relatório Focus, do Banco Central, mostrava uma taxa de 5,71%. É a 16ª queda consecutiva. Mas, o índice ainda está acima da meta, que é de 3,5% ao ano, com variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

O brasileiro convive com uma deflação desde agosto, como resultado daquela medida provisória, criada às vésperas da campanha eleitoral, que reduziu impostos nos combustíveis e na energia. Para 2023, analistas ouvidos na pesquisa geraram uma mediana sobre a inflação de 4,9%.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) pode terminar o ano em 2,71% de crescimento. Na semana passada se acreditava em 2,70%. O resultado é influenciado, principalmente, pelo Auxílio Brasil, que também foi turbinado pelo governo federal pouco antes da campanha eleitoral. Para o ano que vem, espera-se que o PIB cresça bem menos, alcance apenas 0,59%.

Selic

A taxa básica de juro (Selic) deve permanecer em 13,75% neste ano, conforme expectativa do mercado financeiro. Para 2023, a estimativa é de 11,25%.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade