Publicidade
Economia

Endividamento atinge 76% das famílias na capital paulista, diz Fecomercio

Maior parcela das dívidas está concentrada no cartão de crédito, carnê e crédito pessoal

Imagem da noticia Endividamento atinge 76% das famílias na capital paulista, diz Fecomercio
Em números, 3,08 milhões de famílias apresentaram estar endividadas em agosto | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

Um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apontou que o número de endividados na capital paulista ficou em 76,6% em agosto, totalizando 3,08 milhões de famílias. Há um ano, a cifra era de 67,2%, média de 400 mil pessoas a mais em 2022.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo os dados, a maior parcela das dívidas está concentrada no cartão de crédito (83,1%), seguido pelo carnê (16,5%) e pelo crédito pessoal (12,3%). Embora menor em relação aos demais, o último segmento atingiu o maior patamar em quatro anos, indicando que os consumidores estão buscando a modalidade para utilizar em gastos do dia a dia.

Em relação às faixas de renda, a pesquisa demonstra que houve recorde de endividamento em ambas. Os percentuais foram de 78,8%, para as famílias que ganham até dez salários mínimos e de 70,2%, para as que recebem acima do valor. Acompanhado o endividamento, a inadimplência voltou a subir, atingindo 24% dos lares.

+ Brasil sobe duas posições no ranking mundial de contribuição do turismo

"Os dados revelam um cenário bastante desafiador para as famílias (sobretudo as de renda mais baixa)", disse a FecomercioSP. A entidade apontou que o motivo de aumento nas faixas de endividamento e inadimplência acontece em meio à inflação elevada, que atrapalha os ganhos conquistados com a melhoria do mercado de trabalho. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade