Publicidade
Economia

Setor de padarias está aquecido e tem 25 mil vagas abertas no país

Qualificação é um obstáculo para contratações dos profissionais mais requisitados da área

Imagem da noticia Setor de padarias está aquecido e tem 25 mil vagas abertas no país
Padarias
• Atualizado em
Publicidade

O Joseílson tá com o trabalho novo saindo do forno. Literalmente. Depois de passar um tempo na Paraíba fazendo pizzas, desembarcou em São Paulo e encontrou logo uma oportunidade de emprego. Acabou contratado numa padaria da zona oeste da cidade que tinha saído queimada durante o auge da pandemia: metade da equipe foi demitida por causa da queda da atividade naquele período. Agora, deu bom para o mais novo padeiro da praça. Ele e outros dois, todos conseguiram trabalho na mesma fornada. "É um recomeço, né? A gente tem família, tem filhos, então a gente pode trabalhar, pode dar algo melhor pra nossa família", comemora o feliz contratado. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Com um controle mais efetivo da pandemia, os clientes estão de volta e tem cheiro de bons negócios no ar. O setor de padarias voltou a se aquecer. São vinte e cinco mil vagas abertas em todo o país. Só no estado de São Paulo, está praticamente metade dessas vagas, garante o sindicato da categoria. Nada mau fazer parte de um setor que movimenta mais de cem bilhões de reais (R$ 105,85 bi) por ano no país.

Salgado e doce

Agora, ingrediente indispensável na massa de bons negócios que o segmento pode gerar é a qualificação dos profissionais. Se engana quem pensa que, pra fazer aquele pãozinho crocante e cheiroso do café da manhã de todo dia, não precisa ter engenho e arte: " O padeiro é um dos funcionários mais importantes da padaria porque sem o padeiro você não abre a padaria e não tem pão", tempera Noé Rodrigues, dono de padaria. Se o produto básico, essencial, principal do estabelecimento não sair daquele jeitinho que todo mundo gosta, nada de querer passar logo para a confeitaria. Não é à toa que tem até expressão para traduzir o sucesso de um negócio: pra saer bom, tem que vender mais do que "pão quente" ! E pra ajudar os interessados, tem a receita de bolo...quer dizer, de pão no capricho: "Precisa ser pontual, precisa gostar da profissão, precisa ter habilidade para fazer as coisas com carinho", afirma Noé Rodrigues. 

Café com sonho

Claro que uma boa dose de talento é sempre bem vinda. Mas falando em profissão, vem a calhar uma pitada de dedicação. Os cursos para futuros profissionais do setor abrem as portas pra quem quer botar a mão na massa pra valer. "Você ver a farinha, o pó, virar produtos belos, produtos lindos que enchem os olhos de todo mundo, dos clientes, de quem faz , é muito bom. E ainda enche a barriga, né ?", calcula Hallyson Souza, professor do curso Sampapão. Era o fermento que faltava na carreira do Janaílson: 

"Surgiu a oportunidade agora, aí eu entrei e comecei a pegar experiência, e assim quero crescer nessa profissão." Janaílson Apolinário, padeiro

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade