Publicidade
Economia

Bares e restaurantes registram melhor desempenho do ano em julho

Cenário positivo aponta para a criação de 100 mil vagas de emprego no segundo semestre

Imagem da noticia Bares e restaurantes registram melhor desempenho do ano em julho
Percentual de estabelecimentos que registraram lucro aumentou de 35%, em maio, para 37% em julho | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que o mês de julho foi significativamente positivo para os proprietários de bares e restaurantes. Segundo os dados, o percentual de estabelecimentos que registraram lucro aumentou de 35%, em maio, para 37%, o maior desempenho no ano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O número de locais que fecharam o mês no vermelho chegou a 26%, queda de três pontos percentuais referente ao mês anterior. Outros 37% ficaram com o orçamento em equilíbrio, o que mostra a confiança para novas contratações no segundo semestre. No total, 35% dos empresários pretendem criar novos postos de trabalho.

"A tendência é de melhora, de recuperação de margem e até de crescimento nas vendas e na criação de empregos. Nossa expectativa é que sejam criadas 100 mil vagas até o fim do ano", projeta o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

A recuperação acontece após uma forte preocupação no setor, sobretudo devido à dívidas acumuladas e à alta da inflação. Com a taxa de desemprego recuando para 9,3% no trimestre entre abril e junho e a ampliação da parcela do Auxílio Brasil para R$ 600, bares e restaurantes esperam maior movimentação nos estabelecimentos.

+ Queda nos preços dos alimentos, na Ceagesp, pelo quarto mês consecutivo

"A situação é ligeiramente melhor do que no mês passado, com menos empresas trabalhando no prejuízo - mas elas ainda representam mais de um quarto do total. A inflação continua como a grande vilã, com o aumento dos custos em alimentos e bebidas sendo apontado como o principal fator para 75% dos que tiveram um resultado ruim", ressalta Solmucci.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade