Intenção de consumo avança e mercado de trabalho fica positivo em julho
Índices foram impulsionados especialmente pelas famílias que ganham até dez salários mínimos
A intenção de consumo das famílias seguiu avançando no ano e registrou alta de 1,2% em julho. De acordo com análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice alcançou 80,7 pontos, superando mais uma vez os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores, durante o auge da pandemia de covid-19.
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O destaque do levantamento ficou por conta do indicador Renda Atual, que apresentou o aumento mensal de 2,4%. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que o avanço foi impulsionado especialmente pelas famílias que ganham até dez salários mínimos, grupo que apresentou avanço de 2,6% nesse índice.
Os indicadores relacionados ao mercado de trabalho também se destacaram positivamente em julho. Emprego apresentou a maior pontuação do mês, 108,4, e Perspectiva Profissional apareceu em seguida, em nível satisfatório, algo que não ocorria desde abril de 2020, registrando 100,3 pontos.
A maior parte das oportunidades de emprego está sendo direcionada para os mais jovens, fornecendo novos rendimentos para o grupo de consumidores. Com isso, a parcela de pessoas na faixa de idade abaixo dos 35 anos apresentou satisfação no indicador Renda Atual, levando o indicador a alcançar 102 pontos, enquanto o grupo acima dos 35 registrou 84,1 pontos.
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No geral, a maioria dos consumidores (45,3%) apresentou perspectiva positiva para o mercado de trabalho no próximo trimestre.