Caio Paes de Andrade é eleito presidente da Petrobras
Indicado do presidente Jair Bolsonaro foi confirmado no cargo por conselho da estatal
Anderson Scardoelli
A Petrobras tem um novo presidente. O Conselho de Administração da estatal aprovou, por sete votos a três, o nome de Caio Paes de Andrade para ocupar a função nesta 2ª feira (27.jun). O posto estava vago desde a última 2ª feira (20.jun), diante da renúncia de José Mauro Coelho.
+ Leia as últimas notícias de Economia no portal SBT News
Novo presidente da empresa de capital misto, que tem o governo federal como principal acionista, Paes de Andrade também assume, automaticamente, uma das cadeiras no conselho de administração. Para se tornar o principal executivo da petrolífera, ele deixa o cargo de secretário de Desburocratização do Ministério da Economia.
Substituto de Mauro Coelho, que ficou pouco mais de um mês à frente da diretoria da Petrobras, Paes de Andrade será o quarto presidente da companhia desde o início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019. Anteriormente, a cadeira já havia sido ocupada pelo economista Roberto Castello Branco e pelo general da reserva do Exército, Joaquim Silva e Luna.
Um "empreendedor serial"
Em seu perfil no site da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade é apresentado como um "empreendedor serial", ou seja, alguém especializado em desenvolver empresas e negócios. Formado em comunicação social pela Universidade Paulista (Unip), ele conta com especialização em administração e gestão pela Harvard University (EUA) e é mestre em administração de empresas pela Duke University (EUA).
Antes de assumir cargo em secretaria do Ministério da Economia, em agosto de 2020, o agora novo presidente da Petrobras trilhou carreira na iniciativa privada, sobretudo nos segmentos de tecnologia da informação e mercado imobiliário. É fundador e conselheiro do Instituto Fazer Acontecer.
O nome de Paes de Andrade chegou a ser cogitado para ser indicado por Bolsonaro para a presidência da Petrobras em abril. Além da experiência no mundo corporativo, ele teria boas relações com o senador e filho mais velho do presidente da República, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), conforme destacou o SBT News. Na ocasião, porém, acabou preterido por José Mauro Coelho.
A confirmação dele na presidência já era esperada para ocorrer nesta 6ª feira, com a reunião do comitê de elegebilidade sendo noticiada anteriormente. O Palácio do Planalto também tinha a expectativa da decisão ser anunciada pela companhia ainda esta semana -- que foi exatamente o que ocorreu.
Íntegra do comunicado
Confira, abaixo, a nota divulgada pela direção da Petrobras sobre a aprovação de Caio Paes de Andrade para o cargo de diretor-presidente:
"A Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 21/06/2022, informa que o Comitê de Elegibilidade (CELEG) se reuniu nesta data para analisar a indicação do Sr. Caio Mário Paes de Andrade para os cargos de Conselheiro de Administração e Presidente da Petrobras com base nas regras de governança da companhia e legislação aplicável.
Foi reconhecido pelo Comitê, funcionando como o Comitê de Elegibilidade (CELEG) previsto no artigo 21 do Decreto nº 8.945/16, por maioria, o preenchimento dos requisitos previstos na Lei nº 13.303/16, no Decreto nº 8.945/16 e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras, bem como a não existência de vedações, para que a indicação do Sr. Caio Mário Paes de Andrade aos cargos de Conselheiro de Administração e Presidente da companhia seja deliberada pelo Conselho de Administração.
O detalhamento da manifestação do Comitê poderá ser encontrado na íntegra da ata da reunião, que ficará disponível para consulta em até 7 (sete) dias úteis no site do Relações com Investidores da Petrobras (www.petrobras.com.br/ri)."
Leia também:
+ União recebe mais de R$ 8 bi de dividendos da Petrobras
+ Troca na Petrobras não terá efeito prático sobre os preços, diz analista