Imposto de Renda: veja calendário de restituições e onde consultar
Primeira rodada de pagamentos contemplou mais de 3,38 milhões de contribuintes
Os brasileiros que declararam o Imposto de Renda 2022 - ano-base 2021 - podem consultar a situação da restituição no site ou no aplicativo da Receita Federal. Assim como de costume, as rodadas de pagamentos serão liberadas sempre no último dia do mês, conforme ordem da entrega de declarações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O recurso será depositado na conta bancária informada no documento. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o beneficiário poderá reagendar o recebimento do recurso pelo site da instituição financeira.
Caso o contribuinte não receba a liberação da declaração, é preciso acessar a página da Receita e verificar se ainda há pendências que impeçam o pagamento da restituição. Nessa hipótese, o beneficiado pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
+ Balança comercial tem superávit de US$ 4,94 bilhões em maio
O calendário de restituições teve início no dia 31 de maio, quando mais de 3,38 milhões de contribuintes receberam R$ 6,3 bilhões ao todo. O pagamento ocorreu no mesmo dia em que o prazo para entrega da declaração foi encerrado.
Veja o calendário de restituições:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 30 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.