Publicidade
Economia

Anac aprova edital para privatização de Congonhas e mais 15 aeroportos

Leilão está marcado para 18 de agosto. A previsão é atrair R$ 7,2 bilhões em investimentos.

Imagem da noticia Anac aprova edital para privatização de Congonhas e mais 15 aeroportos
Anac aprova editais de Congonhas e outros 14 aeroportos e marca leilão para 18 de agosto| Reprodução/Wikimedia Commons
• Atualizado em
Publicidade

Depois da validação do Tribunal de Contas da União, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta 2ª feira (6.jun) o edital e o projeto do leilão que irá transferir o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e mais 14 terminais para a iniciativa privada. Será a sétima rodada de concessão de aeroportos.

O leilão deve ocorrer em 18 de agosto, segundo o diretor-geral da Anac, Juliano Noman, e será dividido em três blocos. A previsão é atrair R$ 7,2 bilhões em investimentos.

O aeroporto de Congonhas lidera o bloco SP/MS/PA/MG, formado também por outros dez terminais: Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).

Os outros blocos são compostos pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), de aviação geral, e pelos terminais de Belém (PA) e Macapá (AP). A operação foi validada na última 4ª feira (1.jun) pelo TCU.

Esse lote de concessões aeroportuárias, inicialmente, também contava com o aeroporto Santos Dumont, no Rio, mas ele foi retirado da lista, em fevereiro. O governo federal atendeu a um pedido do Estado do Rio. A previsão é que essa concessão seja feita no segundo semestre de 2023, junto com o terminal do Galeão, também no Rio.

De acordo com a Anac os 15 aeroportos respondem por 15,8% da movimentação des passageiros domésticos no mercado brasileiro de transporte aéreo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade