Publicidade
Economia

Expansão do comércio em São Paulo tem alta de 47% em maio

Resultado engloba a comparação anual e é influenciado pelo nível de investimento das empresas

Imagem da noticia Expansão do comércio em São Paulo tem alta de 47% em maio
Normalização das atividades após a pandemia sinaliza uma melhora discreta da confiança dos comerciantes | Reprodução/Earth Observatory
• Atualizado em
Publicidade

O Índice de Expansão do Comércio (IEC), calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), registrou alta de 47% em maio, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Por trás do resultado está uma base fragilizada de comparação, já que, há um ano, o cenário era ainda mais desafiador graças aos impactos da pandemia de covid-19 na economia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em comparação a abril, houve crescimento de 4,4% - chegando a 117,1 pontos. O que mais influenciou o resultado mensal foi o subíndice Nível de Investimentos das Empresas, com alta de 5,6%, passando de 98,1 pontos, no mês anterior, para os atuais 103,5. O subíndice que mede as Expectativas para Contratação de Funcionários subiu 3,6%, registrando 130,6 pontos. 

Na comparação interanual, o nível de investimentos e as perspectivas quanto às contratações demonstraram crescimentos de 72,5% e 31,6%, respectivamente.

Estoques

Embora os impactos dos transtornos causados pela falta de abastecimento de insumos e matérias-primas no comércio ainda estejam presentes, o Índice de Estoques registrou, na passagem de abril para maio, 122,9 pontos - o melhor resultado desde dezembro de 2019 (124,3 pontos). 

A normalização das atividades após maior contenção da variante ômicron e mais equilíbrio no nível de estocagem no comércio sinalizaram, também, uma melhora discreta da confiança dos comerciantes. Contudo, inflação e juros elevados limitam a recuperação da confiança no curto prazo. 

Leia também

+ Nascidos em outubro podem sacar FGTS a partir desta 4ª feira

+ Desemprego diminui para 10,5% da população, em abril

+ 15 "bobagens" para se evitar na declaração do Imposto de Renda

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade