Publicidade
Economia

Simples Nacional: prazo para renegociar dívidas termina nesta 3ª

Micro e pequenas empresas podem optar por programa de parcelamento maior

Imagem da noticia Simples Nacional: prazo para renegociar dívidas termina nesta 3ª
dinheiro e calculadora
• Atualizado em
Publicidade

Termina nesta 3ª feira (31.mai) o prazo para renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas do Simples Nacional. Empreendedores podem optar pelo RELP, programa que permite um parcelamento maior, além de descontos de multas e juros.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Há quatro anos, Marina Parmera comanda uma empresa de alimentação saudável. Com uma receita ousada, ela conseguiu passar pelo período mais crítico da pandemia sem demitir nenhum dos oito funcionários.

"Tivemos aumento de salários, mantivemos a jornada. A gente sabe que é o funcionário que segura a empresa no final do dia", conta a empresária.

Marina precisou pegar R$ 70 mil em empréstimos. Agora, teve que renegociar as dívidas. Com o Simples Nacional, entrou no RELP, programa de reescalonamento do pagamento de débitos, e parcelou R$ 15 mil.

"Ele retira juros e multa do que você teve por postergar um pagamento no passado, diminui as parcelas a serem pagas e faz com que o empreendedor consiga ter mais fôlego durante este ano", diz a empreendedora.

Assim como Marina, 340 mil outros micro-empresários que já parcelaram no passado, podem também aderir ao RELP. Atualmente, as pequenas empresas empregam 50% da força de trabalho formal no país.

De acordo com os especialistas, a renegociação é vantajosa para o pequeno empreendedor, porque a empresa dele não corre o risco de sair do Simples Nacional, sem falar no prazo: 180 meses para pagar a dívida. São 15 anos de parcelamento. Tempo suficiente para o negócio decolar de novo.

"Uma das condições é manter em dia as parcelas pagas. Se a empresa ficar três parcelas seguidas sem pagar, ou seis alternadas, isso é motivo de exclusão do RELP", explica o contador Welinton Mota.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade