Publicidade
Economia

Justiça concede direito a empresa de SC a manter posto sem frentista

O autosserviço é comum, por exemplo, nos Estados Unidos. No Brasil, função do frentista é prevista em lei

Imagem da noticia Justiça concede direito a empresa de SC a manter posto sem frentista
Uma mão sobre a mangueira de uma bomba de posto de combustível
• Atualizado em
Publicidade

A Justiça Federal em Santa Catarina autorizou que um posto de combustíveis na cidade de Jaraguá do Sul, ofereça aos clientes o autosserviço, que é quando o próprio motorista abastece o veículo. A prática é comum nos Estados Unidos e em outros países.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

No Brasil, o trabalho de atendimento dos frentistas é assegurado pela lei federal 9.956, aprovada em janeiro de 2000. Mas, para o juíz Joseano Maciel Cordeiro, da 1ª Vara Federal do município, é incompatível com outras leis, como a 13.874/2019, que fala sobre a liberdade econômica, e a 10.973/2004, que define conceitos de inovação.

Além das leis, o magistrado cita notas técnicas do Ministério das Minas e Energia, que não consideram de alto risco o ambiente e a função e, portanto, poderiam ser desempenhadas por qualquer cidadão. Entre as defesas da empresa, que também influenciaram na decisão, está a dificuldade de encontrar mão de obra na região e o fato dos motoristas de veículos eletricos já praticarem o autosserviço.

Apesar da decisão favorável, o juiz destaca que a empresa deve obedecer "à eventual regulamentação sobre o autosserviço nos postos de combustíveis que vier a ser estabelecida pelos órgãos competentes".

A decisão também cabe recurso. A contestação pode vir, por exemplo, do Procon de Santa Catarina ou da própria Justiça, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que fica em Porto Alegre.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade