Publicidade
Economia

Faturamento do varejo paulista deve alcançar R$ 83,1 bi com Dia das Mães

Principais vendas devem envolver roupas, perfumes e calçados

Imagem da noticia Faturamento do varejo paulista deve alcançar R$ 83,1 bi com Dia das Mães
Previsão é que, em maio, cada família destine R$ 2.973,40 para a aquisição/consumo nos segmentos mais procurados | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

As vendas no comércio varejista paulista devem alcançar R$ 83,1 bilhões em maio com ajuda do Dia da Mães, celebrado no próximo domingo (8.mai). De acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a cifra representa retração de 1,6% em comparação ao mesmo período de 2021, mas está entre os dois melhores meses de compras desde o início do monitoramento, em 2008.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Dentre as atividades que geralmente se destacam na data, apenas as lojas de vestuário, tecidos e calçados (3,2%) e de farmácias e perfumarias (0,6%) tendem a mostrar crescimento. Para o faturamento das lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, estima-se queda de 17%, enquanto que para as lojas de móveis e decoração, a redução prevista é de 9,7%. Nos supermercados, por sua vez, as vendas devem diminuir 2,6%.

A previsão é que, no mês, cada família destine R$ 2.973,40 para a aquisição/consumo nos segmentos que, historicamente, são os mais procurados na data. O número representa queda de 4,7% ante maio do ano passado, quando alcançou R$ 3.120,48.

+ Preços dos alimentos aumentaram quase 40% desde janeiro de 2020

Segundo a FecomercioSP, a taxa estimada para este ano pode ser um indicativo de redução no ritmo do consumo. Neste sentido, o fator mais preocupante - e o obstáculo que pode ser decisivo para a manutenção de um ciclo mais aquecido e sustentado de vendas - é a inflação, elemento de maior impacto negativo sobre o poder de compra das famílias, em especial quando considerado o alto nível de endividamento dos consumidores.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade