Petrobras fecha março com nível de utilização das refinarias em 91%
A média do fator de utilização considerando todo o mês foi de 89%
A Petrobras informou, nesta 2ª feira (4.abr), que alcançou 91% de fator de utilização total (FUT) da refinaria na última semana de março de 2022. A média, considerando todo o mês, foi de 89%. Em 2021, segundo a estatal, o nível médio de utilização das refinarias foi de 83%, maior índice dos últimos 5 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O fator de utilização total do refino considera o volume de carga de petróleo processado e a carga de referência das refinarias, ou seja, a capacidade máxima de operar, respeitando os limites de projeto dos equipamentos, os requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos. Além disso, a racionalidade econômica das decisões de produção, com foco em geração de valor.
"Para cada barril de petróleo processado na refinaria, necessariamente, diversos derivados são gerados e posteriormente distribuídos. Por exemplo, ao fazer gasolina, também se produz óleo combustível, que precisa ser escoado e entregue para clientes finais", informou a empresa.
Por esse motivo, o cálculo do melhor nível de processamento sempre respeita, além dos critérios econômicos e de segurança, as limitações técnicas de capacidade de distribuição dos produtos, volumes possíveis de serem estocados, comportamento da demanda, custos e preços. "Essa dinâmica se aplica não só às refinarias da Petrobras, mas a toda indústria de refino mundial", acrescenta.
A Petrobras afirmou ainda que irá realizar investimentos de US$ 6,1 bilhões em refino nos próximos cinco anos, com objetivo de expansão de capacidade de refino, geração de produtos de maior qualidade e para melhor posicionar as refinarias no mercado internacional.