Governo autoriza reajuste de até 10,89% em preço de medicamentos
Decisão foi baseada na inflação de março, que acumulou o valor de 10,54%
SBT News
O Governo Federal autorizou o reajuste anual no preço dos medicamentos. Neste ano, a adequação de preços va iaté 10,89%. A decisão, antecipada no início da semana pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), foi publicada no Diário Oficial da União desta 6ª feira (1º.abr).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
De acordo com a portaria, o aumento é justificado pela inflação de março, que acumulou o valor de 10,54%, somada ao "Fator de Ajuste de Preços Relativos entre Setores", que foi definido pelo Ministério da Economia em 0,35%.
O Sindusfarma ressalta que o reajuste não é automático e imediato, uma vez que a concorrência entre as empresas do setor regula os preços. A medida, no entanto, pode afetar cerca de 13 mil medicamentos disponíveis no mercado brasileiro.
"Dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais dos estabelecimentos, aumentos de preços podem demorar meses ou nem acontecer", afirmou o presidente executivo do sindicato, Nelson Mussolini. Ele também recomenda que o consumidor sempre pesquise os preços dos remédios em farmácias e drogarias antes de efetuar a compra.
Leia também
+ Com janela partidária, centrão ganha força e PL vira maior partido da Câmara
+ Governo edita MP para liberar R$ 1 bi a agricultores atingidos pela seca
+ Petrobras alerta a investidores que política de preços pode mudar