Índice de Variação de Aluguéis Residenciais avança 2,92% em fevereiro
IVAR passa a acumular variação de 4,76% em 12 meses, a maior desde o início da série histórica
O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais no Brasil, subiu 2,92% em fevereiro de 2022. O valor representa uma aceleração em relação à taxa de 1,86% registrada em janeiro. Com o resultado, o índice passa a acumular variação de 4,76% em 12 meses, a maior desde o início da série histórica, em janeiro de 2019.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O IVAR usa informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Considerando a tendência da variação acumulada em 12 meses, todas as cidades componentes do índice apresentaram aceleração: São Paulo (de 0,40% para 2,83%), Rio de Janeiro (de 1,85% para 4,90%), Belo Horizonte (de 3,69% para 9,32%) e Porto Alegre (de 0,84% para 5,46%).
Entre janeiro e fevereiro, a taxa de variação mensal do IVAR também acelerou em quase todas as cidades. Apenas São Paulo registrou ligeira desaceleração.
O que é o IVAR
O IVAR mede a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais em quatro das principais capitais brasileiras -- Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre -- com base em informações anonimizadas de contratos de locação obtidas pelo FGV IBRE junto a empresas administradoras de imóveis.
Atualmente, o mercado imobiliário costuma usar o Índice Geral de Preços e Mercado (IGP-M), também calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para definir os reajustes de aluguéis. No entanto, em 2020 e 2021, esse índice subiu consideravelmente. Com isso, os preços dos aluguéis também dispararam.
O IVAR e o IGP-M são índices bem distintos. O IGP-M é um índice amplo: mede a variação média de serviços e produtos que desafiam várias indústrias e setores da economia. O IGP-M é fortemente influenciado pelo dólar e pelo preço das commodities no mercado internacional.
Já o IVAR é um índice específico para a medição da variação dos aluguéis residenciais. Mede a variação de preço para qualquer fim.