Publicidade
Economia

Contas de luz continuarão com bandeira tarifária mais alta

Apenas os beneficiários da 'Tarifa Social de Energia Elétrica' estarão isentos da tarifa de Escassez Hídrica

Imagem da noticia Contas de luz continuarão com bandeira tarifária mais alta
aviso de ao sair apague a luz
• Atualizado em
Publicidade

A conta de luz vai continuar mais cara em março. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta 6ª feira (25.fev), que a bandeira de Escassez Hídrica será mantida em todos os estados pelo próximo mês. A tarifa prevê um acréscimo de R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos na fatura da energia elétrica.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A taxa extra só não será aplicada aos beneficiários da iniciativa 'Tarifa Social de Energia Elétrica', que estarão isentos da cobrança, em março. 

Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira de Escassez Hídrica foi necessária para cobrir os custos de energia, que foram elevados devido ao longo período de estiagem, a pior em 91 anos, e a decorrente escassez de recursos hídricos, em 2021.

O governo afirma que a tarifa deverá ser mantida pelo menos até abril de 2022, quando, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a situação dos reservatórios deve se normalizar. "Acreditamos que [a bandeira Escassez Hídrica] não será necessária a partir de abril. [Ela] foi utilizada para pagar o custo adicional de geração de energia. Como nós não tínhamos água para gerar as nossas usinas hidrelétricas, tivemos que contratar energia no exterior, da Argentina, do Uruguai, e tivemos que usar nossas usinas termelétricas, que são mais caras, por conta do petróleo, do óleo, por conta do gás", explicou o ministro.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade