Vítimas de enchentes na Bahia e Minas Gerais poderão sacar FGTS
Medida beneficia moradores de áreas afetadas pelas fortes chuvas no país
SBT News
Os trabalhadores dos municípios afetados pelas fortes enchentes poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS, por calamidade. As regiões de Sabará (MG), Mateus Leme (MG) e Ibicuí (BA) podem efetuar o saque a partir desta 4ª feira (02.fev), de acordo com a Caixa Economia Federal.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Cada trabalhador atingido pelas enchentes poderá retirar até R$ 6.220. Somente poderão sacar o FGTS os moradores de endereços informados pela Defesa Civil dos municípios à Caixa Econômica Federal.
Ao registrar a solicitação de saque, é possível indicar uma conta bancária da Caixa, inclusive conta digital, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. Além disso, o trabalhador não pode ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
No último sábado (29 jan), começaram a retirar o FGTS os moradores de Floresta Azul (BA), Ubaitaba (BA), Vitória da Conquista (BA) e Mário Campos (MG). Os moradores dos municípios baianos poderão fazer o saque até 28 de março. Para os moradores de Mário Campos, o prazo vai até 14 de abril.
Até o momento, a CAIXA autorizou o saque antecipado do FGTS para 21 municípios da Bahia e oito de Minas Gerais afetados pelas chuvas.
Na Bahia, a medida vale para os moradores de Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itapé, Itororó, Jequié, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Vitória da Conquista.
Em Minas Gerais, os moradores de Águas Formosas, Almenara, Machacalis, Mário Campos, Mateus Leme, Poço Fundo, Rio Manso e Sabará podem retirar o dinheiro.
Serviço
O saque poderá ser por meio do aplicativo do FGTS até 14 de abril. Já Sabará e Mateus Leme, e 28 de março, no caso de Ibicuí. Basta o trabalhador abrir o aplicativo e escolher a opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Os documentos, como foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre, poderão ser enviados pelo próprio aplicativo.
Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge, será necessário também enviar certidão de casamento ou escritura pública de união estável. O documento também pode ser incluído no aplicativo.
Ao pedir o saque, o trabalhador poderá indicar o crédito em uma conta da Caixa ou de qualquer outro banco para receber os valores, sem nenhum custo. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Veja as principais ações adotadas pela CAIXA na região:
- Pagamento do Auxílio Gás;
- Liberação do Saque Calamidade do FGTS;
- Atendimento emergencial e facilitado para clientes de seguro habitacional da CAIXA Seguridade;
- Levantamento de danos e custos para recuperação de obras com grande impacto para a população;
- Pausa de até 90 dias para clientes da CAIXA com contratos de financiamento habitacional;
- Incorporação das prestações no saldo devedor para clientes com contratos de financiamento habitacional em atraso, independentemente dos requisitos atuais.