Transporte de passageiros cai 53% em 2020
Segundo IBGE, a queda está relacionada à pandemia de covid-19
Edney Freitas
Um estudo divulgado nesta sexta-feira (10.dez) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela uma queda de 53% no transporte de passageiros em 2020, na comparação com o ano anterior.
Os dados mostram que os voos regulares transportaram 44,14 milhões de passageiros no Brasil. Antes da pandemia, foram 93,87 milhões. De acordo com a pesquisa, medidas de distanciamento social adotadas em todo o país para combater a transmissão do novo coronavírus, impactaram a circulação de pessoas.
Outra análise do estudo aponta que apenas 46 cidades brasileiras tiveram pelo menos 1 voo regular de passageiros por mês em 2020 ante 96 municípios no ano anterior. O principal fluxo aéreo do país, a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro, teve queda de 55,6% no total de passagens comercializadas no ano passado.
+ Leia as últimas no portal SBT News
Além da redução do fluxo, segundo o IBGE, houve queda nos preços das tarifas aéreas e, consequentemente, melhoria das medidas de acessibilidade econômica das principais cidades que ainda permaneceram com o atendimento regular do serviço aéreo de passageiros.
Transporte de cargas
O transporte de cargas também foi impactado pela pandemia do novo coronavírus - que obrigou as cidades da adotarem medidas restritivas para conter o avanço da doença. Em 2020, pouco mais de 282 mil toneladas de carga foram movimentadas entre aeroportos. Uma redução de 29,6% na comparação com 2019, quando foram transportadas mais de 400 mil toneladas.
De acordo com a pesquisa, o transporte aéreo de passageiros e cargas no Brasil ainda é um serviço concentrado nas metrópoles e as capitais regionais, principalmente do centro-sul do país. E a maioria dos consumidores é de alta renda.