Supermercados de SP projetam crescimento de 0,25% nas vendas em dezembro
Pagamento do 13º salário e Auxílio Brasil devem ser os maiores impulsionadores no poder de compra
SBT News
Uma projeção feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), divulgada na 3ª feira (7.dez), indicou uma ampliação de 0,25% nas vendas do setor em dezembro. O crescimento deve ser impulsionado principalmente pelo recebimento do 13º salário e do Auxílio Brasil, que devem aumentar em 3,5% o poder de compra das famílias, injetando, aproximadamente, R$ 1,6 bilhão na economia paulista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Se cumprido, o resultado será positivo para a recuperação dos supermercados, que teve redução de 9,38% nas vendas nos últimos 12 meses devido aos impactos duradouros da pandemia de covid-19. Em outubro, por exemplo, o faturamento real do setor registrou queda de 11,74%, enquanto no acumulado do ano, de janeiro a outubro, esse número chegou a 10,28%.
+ Pelo terceiro mês seguido, vendas do comércio registram queda
Para o economista-chefe da APAS, Diego Pereira, a inflação diminuiu a capacidade de compra do consumidor e impactou o desempenho do setor supermercadista. "Existe a expectativa de uma desaceleração da economia em 2022. No último dado divulgado pelo IBGE, a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida. A decisão envolve uma série de fatores, como a elevação da taxa de juros, a redução da oferta de crédito e os impactos estruturais, como o alto custo da energia elétrica no país", explica.