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Economia

Black Friday: coordenador da Senacon dá dicas de proteção nas compras

Segundo Diógenes Carvalho, o consumidor tem o direito ser ressarcido por falhas de segurança

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defesa do consumidor
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No terceiro dia da Live do Consumidor do SBT News, nesta 5ª feira (25.nov), a repórter do SBT Brasil, Lívia Raick, entrevistou o coordenador geral da área de sanções da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), Diógenes Carvalho. A Senacon atua no planejamento, elaboração, coordenação e execução da Política Nacional das Relações de Consumo, com os objetivos de: garantir a proteção e exercício dos direitos dos consumidores; promover a harmonização nas relações de consumo e outros. Com o intuito de proteger o consumidor brasileiro, Diógenes Carvalho deu informações de como se comportar na Black Friday. 

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O advento das compras online, na visão de Carvalho causou um aumento no número de reclamações. "Uma agenda forte sobre fraude com o aumento exponencial da compra seja pela pelos maketplaces ou redes sociais, tudo é possível você comprar" declarou ele. Para que o consumidor consiga se proteger, o coordenador relembrou os 31 anos do código de defesa do consumidor. 

"Ambiente digital deve ser seguro, isso é uma obrigatoriedade" discorreu Diogénes sobre os consumidores que não se sentem protegidos para comprar online. Caso ele enfrente qualquer tipo de problema, o coordenador pediu para que os compradores saibam do seu direito em recusar o pagamento de coisas que não foram adquiridas e ser ressarcido pelas falhas do sistema de segurança. 

Em relação a segurança digital, o especialista salientou sobre a preocupação com a proteção de dados virtuais "com a lei geral de proteção de dados (LGPD), esse consumidor tem que ficar atento se ele teve seus dados violados". Quem realiza uma compra, deseja ter seus direitos preservados. Carvalho ajudou aqueles que se sentem lesados "a secretaria nacional lançou um guia de como proteger os seus dados que tem o foco nessa conscientização do consumidor sobre essa importância". Além disso, ele solicitou que em último caso busquem um advogado para um possível ressarcimento. 

Cautela, pudência são características que os consumidores devem ter ao realizar uma compra. "A segurança digital também deve levar uma cooperação desse consumidor que ele seja um pouco diligente, e procure sites que tem uma boa reputação" pontuou Diógenes. Por isso, ele reforçou a importância de uma educação midiática para os consumidores compreenderem seus direitos: "a ideia é prevenção sempre"! Segundo o especialista, essa ausência de educação financeira pode levar uma família a se endividar porque o consumo é muito mais por desejo do que pela necessidade. 

Sobre a Secretaria Nacional do Consumidor, Carvalho anunciou que "a Senacon tem o canal do consumidor.gov que é um plataforma para negociação, com número extenso de fornecedores. A secretaria vai intermediar esse contato e a plataforma ta ali para ajudar o conflito e com a confiança nos prazos". Outra ajuda da secretaria listada por ele são os cursos que vão abranger direitos básicos do consumidor até educação financeira com instrumentos para empoderar o seu momento de compra. "O consumidor tem o poder de escolha, se ele tem uma boa escolha, ele vai ter um bom mercado, um bom pós venda" garantiu o coordenador. 

A respeito da melhor maneira de comprar na black friday, Diíogenes ofereceu dicas claras : "o mais importante é que o consumidor avalie, as ofertas devem ser claras e precisas. Utilize de sites que são pesquisadores de preço online E certifique que o desconto é real, e se a loja física ou site permite essa avaliação e essa troca de produto"  

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