Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa nesta 2ª feira
Após cadastro dos devedores, banco tem até 10 dias para analisar a requisição e apresentar proposta
SBT News
A partir desta 2ª feira (1º.nov) até 30 de novembro, pessoas físicas com dívidas atrasadas poderão renegociá-las no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Os interessados devem fazer o registro no site consumidor.gov.br e escolher a instituição com a qual deseja negociar, relatar o problema e fazer o pedido. O banco ou a financeira tem até 10 dias para analisar a requisição e apresentar uma proposta.
A iniciativa é da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e com o Senado, que também promoverão cursos de educação financeira.
A novidade desta edição está no desenvolvimento de um site específico para o devedor preparar a negociação. No endereço mutirao.febraban.org.br, é possível pegar orientações antes de inserir a proposta na plataforma da Senacon. Entre as informações que podem ser obtidas na página estão a lista das dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e a parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas.
Segundo a Febraban, o foco na educação financeira representa um dos principais diferenciais do mutirão deste ano. O objetivo é preparar os consumidores para a negociação em si, evitando que o usuário chegue em desvantagem na hora de lidar com as instituições financeiras e reduzindo o risco de reincidência dos devedores.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
*Com informações da Agência Brasil