Open Banking inicia terceira fase com integração ao Pix nesta 6ª feira
Modalidade estará disponível apenas para empresas que tenham feito o requerimento ao Banco Central

SBT News
A terceira fase do Open Banking entra em vigor a partir desta 6ª feira (29.out). Nesta etapa, a principal inovação é a possibilidade dos usuários efetuarem pagamentos via Pix por meio de aplicativos que não sejam relacionados com as agências bancárias, como os de varejistas ou de redes sociais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para facilitar os depósitos, o usuário poderá autorizar que suas informações fiquem salvas no site da empresa e, assim, realizar novos pagamentos diretamente pelas plataformas, sem a necessidade de leitura de QR Code ou a opção copia e cola de boletos. A nova modalidade estará disponível para empresas que tenham feito o requerimento e utilizarem a ferramenta do Banco Central.
Assim como em todas as outras funções do Open Banking, o compartilhamento de dados só acontece com a autorização prévia do cliente, informando a finalidade e o prazo de uso das informações.
Outra novidade, mas prevista apenas para março de 2022, é o encaminhamento de proposta de crédito. Caso o consumidor autorize o compartilhamento de seus dados, diversas instituições financeiras poderão solicitar, ao mesmo tempo, propostas de crédito, como empréstimos e financiamentos. Desta forma, segundo o Banco Central, o usuário terá um aumento significativo de ofertas e poderá escolher a que for mais compatível para o bolso.
Até o momento, as fases anteriores do sistema tiveram foco apenas na conexão de dados, permitindo aos usuários a portabilidade de suas informações cadastrais de uma instituição financeira para outra sem precisar fazer um novo cadastro ou abrir uma nova conta.